Antes de ir ao que realmente importa, recobremo-nos nas linhas que se seguem uma pequena sequência de eventos ocorridos no tempo passado que não estabelecem entre si alguma conexão historicamente conhecida.
- Nos finais do século XV os portugueses enfrentavam uma forte crise econômica, e alçaram-se ao mar em busca de novas terras, das quais pudessem extrair algum tipo de riqueza, uma delas foi Vera Cruz, onde encontraram em abundância uma madeira chamada Brasilis, que posteriormente emprestou seu nome à terra.
- No terceiro quartel do século XIX a Itália e a Alemanha enfrentavam as guerras de unificação, basicamente a Prússia subjugou os outros reinos Germânicos e o Piemonte, sob o reinado de Victor Emanuel conquistou os outros reinos da península Itálica. Como essas eram regiões basicamente agrícolas, as guerras devastaram boa parte das plantações, e muitos dos moradores dessas regiões vieram parar num país ainda em formação que fica na costa atlântica da América do Sul.
- Na primeira metade do século XX, principalmente na Itália e Alemanha, judeus foram perseguidos por razões políticas, econômicas e culturais, e muitos foram executados em virtude do racismo impregnado no DNA de alguns desses povos que os perseguiam, muitos desses judeus vieram para esse mesmo país, já que aparentava ter um povo receptivo e grandes promessas de progresso.
Esses italianos, alemães e judeus se agrupam no sul do país, enquanto os descendentes dos portugueses se agrupam no norte e nordeste. Os nativos e os descendentes dos portugueses foram receptivos com os italianos e alemães, mas as condições geográficas das regiões não favoreceram os descendentes de portugueses, que ao buscar melhores condições de vida nas regiões mais ao sul são segregados pela xenofobia impregnada no DNA dos italianos, judeus e alemães.
Esses mesmos grupos agora tentam impedir a vinda de haitianos, venezuelanos e sírios, que buscam aqui as mesmas coisas que o fizeram vir. Agora entendo porque muitos desses descendentes desprezam o conhecimento histórico, não querem admitir que em algum momento também foram refugiados, e tiveram de buscar um novo lar, e atualmente outros povos necessitam do mesmo.
E o que dizer sobre a fundação de um país situado entre o México e o Canadá? Só retomar os tempos das reformas religiosas ocorridas nos séculos XVI e XVII: Calvinistas são perseguidos por católicos na França e as refugiam na Inglaterra. Estes por sua vez foram perseguidos pelos católicos e anglicanos, e acabam encontrando refúgio na América do Norte, fundando esse país. Coincidentemente o atual governante desse país, declara guerra aos refugiados. Como assim, os pioneiros da Nova Inglaterra saíram para pescar no lago e atravessaram o oceano? Me faça uma Garapa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário