Frase da semana

A manifestação popular é a legitimação da democracia (Dilma Roussef)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Greve de Estudantes no Campus Cachoeira da UFRB

Nesta quinta-feira, 02 de setembro, os estudantes do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na cidade de Cachoeira, fizeram uma paralisação das aulas reivindicando acessibilidade.

Para os conservadores, esse foi um ato de rebeldia dos estudantes, que deveria ser reprimido, para os que reivindicam essa acessibilidade este foi um ato necessário para abrir os olhos da direção do Centro, pois o projeto arquitetônico privilegiou apenas o design, no auditório, tudo perfeito, exceto a iluminação, onde latentes pontos escuros denunciam a farta coleção de lâmpadas queimadas, mas o ar climatizado, o sistema de som com seus microfones e as cadeiras confortáveis, apenas iludem os visitantes. Pois as salas de aula são como fornos, onde professores e alunos cozinham enquanto tentam ter uma aula.
Fora isso há os projetos arquitetônicos, onde a ausência de rampas e escadas distantes, fazem com que se torne o acesso aos pavilhões superiores uma difícil tarefa, no pavilhão do dos cursos de Serviço Social e Ciências Sociais, onde na escada só passa um por vez, escada esta distante do pavimento onde se localiza a direção do centro, com os núcleos acadêmico e técnico, além dos colegiados, este por sua vez é desligado do pavilhão onde ocorrem as aulas de Cinema, História e Museologia. Os elevadores não funcionam, os bebedouros nunca têm água, nos banheiros faltam toalhas de papel, papel higiênico e luz, sem contar nas vezes em que a água é inexistente.
A acessibilidade é um problema no CHAL, pois um cadeirante não tem acesso aos pavimentos superiores, as rampas são inexistentes, uma vez que o projeto de eliminação das escadas foi derrotado, os estudantes do CHAL são guerreiros, pois as vigas enferrujadas e as dificuldades de acessibilidade são um desafio para eles. O protesto foi válido, pois mostra a indignação dos que têm seus direitos negados.

Nenhum comentário: