Frase da semana

A manifestação popular é a legitimação da democracia (Dilma Roussef)

domingo, 29 de abril de 2012

Lista de cem mais ricos da Grã-Bretanha tem 2 brasileiros


A lista anual das maiores fortunas da Grã-Bretanha, publicada neste domingo pelo jornal britânico The Sunday Times, traz dois brasileiros entre os cem moradores mais ricos do país.

Fecundidade no Brasil não supera reposição; veja destaques do censo 2010


O número de filhos por mulher no Brasil caiu em 2010 e está abaixo do nível de reposição da população, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE. Isso significa que a população total - descontando-se a imigração - está em tendência de queda, já que o número de pessoas que nasce é menor do que o número de pessoas que morre.

domingo, 22 de abril de 2012

Conselho de Segurança da ONU aprova ida de mais observadores à Síria


O Conselho de Segurança da ONU aprovou neste sábado, por unanimidade, aumentar de 30 para 300 o número de observadores a serem enviados à Síria durante três meses, com objetivo de monitorar o cumprimento do país árabe de um acordo de paz.
Os 15 membros do órgão da ONU também voltaram a apelar pelo fim da violência na Síria, onde vigora um frágil cessar-fogo que, como a BBC pôde comprovar, não parece ter efetividade em partes do país

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Embates e desembates acerca da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte


A usina hidrelétrica de Belo Monte tem sua construção idealizada nas proximidades de Altamira pretende produzir o correspondente a 10% do consumo nacional de energia elétrica. Não é descartada a sua importância para o progresso da nação, mas o que mais a impede é o seu impacto não só com a floresta, que será inundada, mas também com o que acontecera com os animais e seres humanos que vivem e precisam dessa floresta.
A mídia de alcance nacional, interessada em favorecer os interesses dos grandes empresários, que serão os únicos beneficiados com essa obra, tanto os que farão a obra, quanto os que se beneficiarão com a distribuição e o uso dessa energia, se recusa a mostrar os impactos negativos da implantação da usina. Mas citá-los-ei nas linhas abaixo.
O primeiro se trata da construção da barragem, o solo amazônico é composto por areia, e boa parte de sua extensão é de planícies, qualquer barragem no curso dos rios inunda uma grande área. A fauna e a flora podem entrar em desequilíbrio, pois a Amazônia é um ecossistema muito sensível. Como o solo é arenoso, parte da água irá infiltrar-se por ele, podendo causar movimentos sísmicos e a água parada aquecida pelo sol, aumentará a temperatura média no entorno do lago. As árvores submersas entrarão em decomposição liberando na atmosfera uma infinidade de toneladas de carbono, contribuindo para o aumento do aquecimento global.
Outro prejuízo é no que diz respeito às lutas das pessoas que vivem na área que será inundada. Uma série de movimentos ligados à terra e à preservação da floresta a ao que ela significa para os que dela precisam. O Estado se divide, pois há os que defendem os que defendem os interesses dos que vivem da floresta e os que defendem os interesses dos que se beneficiariam com a obra, enquanto isso o debate se arrasta.
Debates que envolvem outras questões são enfatizados pela mídia dominante, mas outros, como estes, em que a opinião da sociedade organizada contraria os interesses da mídia e dos grandes empresários que a apóiam, simplesmente são ignorados, não chegam ao conhecimento da grande massa. A imprensa está a serviço das classes dominantes, mostram apenas o que não atrapalham ou apóiam o seu interesse.
Levanto aqui a seguinte interrogação: Uma sociedade que desconsidera os interesses do que necessitam do espaço para sobreviver e privilegia uma mínimalíssima parcela da população pode ser dita democrática?

Por 8 votos a 2, STF libera interrupção da gravidez de feto sem cérebro


Numa decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que mulheres que decidem interromper a gravidez de fetos anencéfalos e médicos que fazem o procedimento não cometem crime.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Acessibilidade, inclusão e futebol



Quando soubemos que o Brasil sediaria a Copa de 2014 ficamos felizes com a "honra". Não demorou e aos poucos descobrimos que a FIFA simplesmente fazia exigências descabidas em suas pretensões de levar a países ainda com problemas sociais tão graves como os nossos a cobrança de soluções de "Primeiro Mundo", que, aliás, fabrica e vende o que exigem de nós.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sobre a corrupção, a alienação e o ludíbrio em nome da obra de Deus


Boa parte dos brasileiros dedicam suas vidas a atividades em igrejas. A palavra “de Deus” tem sido levada a todos os cantos da Terra e cada vez mais pessoas tem aceitado-a. Não só no Brasil mas em muitos países os movimentos religiosos têm crescido em proporções estratosféricas, em momentos de crise ou opressão movimento de apego ao sobrenatural são a única forma de esquecer a situação presente. 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

OAB pede a renúncia imediata de Demóstenes Torres



Por Marta Salomon, Agência Estado

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, pediu, neste domingo, a renúncia imediata do senador Demóstenes Torres (DEM), investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento em esquema de exploração ilegal de jogos de azar em Goiás. Para Cavalcante, Demóstenes vive uma situação "mortal" para um político e não tem outra saída a não ser a imediata renúncia ao mandato, considerada por ele uma "atitude moral".